sábado, janeiro 23, 2010

Células produzem um 'show' de luzes

Uma equipa de investigadores, liderada pelo Dr. Jeff Hasty, da Universidade da California San Diego dos EUA, produziram um espectáculo de luzes modificando bactérias para que emitam fluorescência sincronizadamente.

Este trabalho pode ser muito útil na investigação de biosensores e, mais importante, na programação da libertação de um medicamento a partir da célula.


Há cerca de um ano, a mesma equipa já havia sido sucedida quando conseguiu que células individuais emitissem fluorescência. Mas o avanço significativo foi no facto de conseguirem que as células comuniquem entre elas e sincronizem a sua actividade em colónia.

Para tal trabalho, eles introduziram dois genes na bactéria: um gene que produz um feedback negativo na emissão de fluorescência e um gene que expressa um componente que passa de célula para célula e comunica a taxa de emissão de fluorescência.


O passo fundamental de toda esta investigação será quando for possível utilizar células de mamíferos para fazer isto, diz o Professor Martin Fussenegger.


ver mais em BBC News

Sem comentários:

Enviar um comentário