sábado, março 14, 2009

Flash battery!

Dois cientistas norte-americanos desenvolveram um modelo de bateria capaz de acelerar rapidamente uma viatura ou de recarregar um telemóvel em apenas dez segundos, segundo um estudo publicado na revista Nature. 

LiFePO4 foi descoberto pelo grupo de investigação de John Goodenough da Universidade do Texas, em 1996, como um material de lítio catódio recarregável. Devido ao seu baixo custo, não-toxico, elevada abundância de ferro, excelente estabilidade térmica, características de segurança, boa performance eletroquímica, e capacidade de alta específicidade (170 mA h / g), ganha alguma aceitação no mercado.

O modelo de bateria de lithium-fer-fosfato (LiFePO4), uma vez produzido industrialmente, será mais pequena e mais leve que os modelos actuais e poderão ser recarregadas mais rapidamente.

Com a descoberta de Byoungwoo Kang e Gerbrand Ceder, uma bateria de um carro poderá ser recarregada em cinco minutos, contra as seis a oito horas que demoram actualmente a carregar, e a de um telemóvel em dez segundos.

Ver também: CiênciaHoje

Sem comentários:

Enviar um comentário