quinta-feira, setembro 02, 2010

Cinema: THE BOX

Depois de algum tempo da sua conclusão, The Box (Presente de morte) chegou a Portugal à cerca de duas semanas.

Realizada por Richard Kelly, esta produção cinematográfica relata a estória de um casal (representados por Cameron Diaz e James Marsden), que vive em plenos anos 70 e que se vêm deparados com um dilema: escolher entre a morte de um ser humano que não conhecem ou perderem a oportunidade de solucionarem os seus problemas.

O filme inicia com a apresentação do casal e do seu filho: a mãe professora e o pai funcionário da NASA deparam-se com a perda das suas carreiras de sonho. É aqui que entra uma figura com a cara desfigurada que lhes oferece uma caixa (o presente) com um botão. A partir daqui começa a tensão e o mistério com um dilema moral: em 24h devem escolher carregar no botão, matando um desconhecido automáticamente e, desta forma ganham 1 milhão de dólares ou continuarem as suas vidas da mesma forma sem carregarem no botão.

Após a apresentação da proposta, o filme começa a revelar um ambiente muito exotérico, e desenrola-se de uma forma que nos mantém 'colados' ao ecrã para conseguirmos entender o que se vai passar a seguir.

O final não é de todo previsível, e pode gerar opiniões muito diversas. Talvez por isso o seu lançamento foi muito discutido e só agora ter chegado às nossas bilheteiras.

Contudo, considero que esta produção é um clássico thriller de ficção-científica muito bem realizado e que tem uma messagem muito importante sobre a humanidade: teremos nós a capacidade de sacrificar a nossa felicidade por um bem maior?

Sem comentários:

Enviar um comentário