quarta-feira, maio 09, 2007

O filho do seu pai

Havia um homem muito rico, que possuía muitos bens, uma grande fazenda, muito gado e vários empregados à seu serviço.

Tinha ele um único filho, um único herdeiro, que ao contrário do pai não gostava do trabalho, nem de compromissos. O que ele mais gostava era fazer festas e estar com seus amigos e de ser agradado por eles.

Seu pai sempre o advertia, que seus amigos só estavam ao seu lado enquanto ele tivesse o que lhes oferecer, depois o abandonariam.

Os insistentes conselhos do pai, lhe retiniam aos seus ouvidos e logo se ausentavam, sem dar o mínimo de atenção.

Um dia, o velho pai, já avançado na idade disse aos seus empregados para construírem um pequeno celeiro e, dentro do celeiro ele mesmo fez uma forca e junto à ela uma placa com os dizeres: "PARA QUE NUNCA MAIS DESPREZES AS PALAVRAS DO TEU PAI".

Mais tarde, chamou o filho e o levou até o celeiro e disse:

- Meu filho, eu já estou velho e, quando eu partir, tomarás conta de tudo o que é meu, e sei qual será o seu futuro... vais deixar a fazenda nas mãos dos empregados, gastarás todo o  dinheiro com os teus amigos, venderás os animais e os bens para se sustentar. E quando não tiveres mais dinheiro, os teus amigos afastar-se-ão de ti.  E quando não tiveres mais nada, irás arrepender-te amargamente de não ter me dado ouvidos. E por isso, eu construí essa forca. Sim, ela é para ti e quero que me prometas que se acontecer o que eu disse, tu te enforcarás nela!

O jovem riu, achou um absurdo mas, para não contrariar seu pai, prometeu e pensou que jamais isso pudesse acontecer.

O tempo passou, o pai morreu e seu filho tomou conta de tudo mas, assim como se havia previsto, o jovem gastou tudo, vendeu os bens, perdeu osamigos e a própria dignidade.

Desesperado e aflito, começou a refletir sobre sua vida e viu que havia sido um tolo, lembrou-se do seu pai e começou a chorar e dizer:

- Ah, meu pai, se eu tivesse ouvido os teus conselhos... mas agora é tarde, tarde demais...

Pesaroso, o jovem levantou os olhos e longe avistou o pequeno celeiro, era a única coisa que lhe restava.

A passos lentos, se dirigiu até lá e viu a forca e a placa empoeirada e disse:

- Eu nunca segui as palavras do meu pai, não pude alegrá-lo enquanto estava vivo, mas pelo menos vou fazer a vontade dele, vou cumprir minha promessa, já que não me resta mais nada...

Então ele subiu nos degraus e colocou a corda no pescoço e disse:

- Ah... se eu tivesse uma nova chance...

Então pulou; sentiu por um instante a corda apertar sua garganta. Mas, o braço da forca era oco e quebrou-se facilmente.

O rapaz caiu no chão e sobre ele, caíram jóias, esmeraldas, pérolas, diamantes, rubis e muito ouro. A forca estava cheia de pedras preciosas e um bilhete que dizia:

"ESSA É A SUA NOVA CHANCE.
ASS: O SEU PAI"

1 comentário:

  1. Moral da história:

    Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.

    ResponderEliminar