quinta-feira, agosto 17, 2006

Regresso

Aqui estou eu de regresso. De volta à escrita, de volta à blogosfera.
De Taizé não trago inovação mas sim sedimentação das bases que recebi ao longo destes anos. De Taizé sei que trago comigo um mais (+) para cada emoção, para cada sentimento, para toda a minha vida. Pois tal como um amigo meu me disse, a nossa fé é como um copo: quanto maior é a fé maior é o copo, ora para quem tem o copo pequeno uma certa quantidade de água irá enche-lo na totalidade enquanto que, para quem tem o copo maior, a mesma quantidade de água apenas será como mais uma gota.
Antes de partir escrevi que iria para um lugar onde esperava encontrar o modelo para todos os lugares do mundo, um lugar cheio de paz, alegria, partilha, solidariedade... Isso escrevi mas tinha em mente algo mais. Além de um modelo esperava de Taizé um local de formação, esperava um local onde, tal como alunos, tal como soldados, fossemos ensinados e comandados a fazer o bem, a distribuí-lo, a transformar tudo o que nos rodeia num lugar melhor, a libertar todos os oprimidos, a fornecer paz a todos os que mais dela necessitam, a alegrar os que sofrem, aprendendo a dar todo o nosso amor ao próximo, assim como Ele nos ensinou. Eu esperava o lugar no qual poderiamos 'fazer valer a pena' tudo o quanto Ele sofreu por nós pois Jesus deu-nos o exemplo de como a fé a força verdadeira e o amor a nossa única salvação.
Mas claro que isto era o extremo, o sonho, e não se alcançaria apenas assim, de um dia para o outro, numa pequena estadia em Taizé. É agora, depois de ler o que escrevi, que me dou conta que a minha expectativa deveria ser esta mesma (a que escrevi) e não a que deveras tinha. Taizé não foi uma desilusão pois não é nenhuma ilusão, Taizé existe mesmo e é de verdade um lugar no qual podemos modelar a nossa mente, a nossa caminhada, a nossa vida. Taizé é sim um exemplo, o tal modelo que devia esperar, um modelo de paz, alegria, descontracção, partilha, solidariedade, amizade, encontro, oração e, principalmente, de amor, de amor por nós, de amor pelo próximo e de amor por Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário