sexta-feira, julho 28, 2006

Na despedida...

Bom, a todos os leitores deste blog e a todos os que por aqui passam:
A partir desta tarde e durante 12 dias irei a taizé, um lugar onde espero encontrar o modelo do mundo com alegria, paz, esperança, esforço, energia... Este lugar, onde se podem encontrar todas as religiões e culturas é um lugar que acolhe jovens, e não só, e os incentiva no âmbito de fortalecer a sua fé. É assim pelo menos que eu descrevo. Apenos quero deixar a mensagem que para mim terá mais sentido em taizé e que tem mais sentido em todo o mundo:

"Seigneur, fais de moi un istrument de ta paix!"

Anedotas

Que tal umas anedotas aqui no blog? Até que iam ficar muito mal, pois não? Então começo por esta....

Dormir na cama com os pais

Numa noite de muita trovoada, a mãe estava a deitar o filho.

Preparava-se para desligar a luz quando o filho lhe pede:

- Mãe, podes dormir comigo esta noite?

A mãe volta, abraça-o e diz-lhe:

- Não precisas ter medo. Além disso, a mamã tem que ir dormir na cama do papá!

... Enquanto o filho se conforma e fecha os olhos, a mãe ouve-o sussurrar:

- O medroso!....

Sabias que...

Pois bem, a resposta tardou mas aqui está.
É muito simples, apenas temos que olhar para um diagrama de fases (na margem lateral desta pagina) e descobrir que o ponto de fusão e de ebulição dependem da pressão. Ora a pressão existente nas nossas casas, empregos, no ar livre, de forma geral é a pressão atmosférica (P=1atm).
E a esta pressão o átomo de carbono, ou todos os materias dele derivados (carvão, grafite...), só existem em duas fases: sólido e líquido.
Isto, para os 'menos cientistas' pode ser confuso porque desde muito cedo aprendemos que a água tem três fases e generalizamos esse conceito a todos os materias, mas cada substância tem as suas características que a diferenciam de todas as outras.

quarta-feira, julho 19, 2006

Quando se estuda até se aprendem umas coisinhas...

Estava eu nos meus 'supostos' estudos quando deparei-me com algo que sempre tive alguma curiosidade em saber. Não é assim algo de muito especial mas aposto que nem toda a gente sabe que afinal é por essa razão. Pois bem, a pergunta deixo já agora no fim deste post mas a resposta dar-vos-ei depois. Vamos ver se alguém se atreve a responder, ou a tentar adivinhar. Boa sorte!
Então é assim:
Porque é que na natureza, no nosso dia a dia não conseguimos encontrar o carbono (carvão, grafite...) no seu estado líquido?
Apenas o vemos no estado sólido e, quando aquecido, no seu estado gasoso, não é assim?

sábado, julho 15, 2006

o vídeo

Como a vida não é só tristezas e de erros vive o homem, no final da página podem encontrar um vídeo engraçado do homem que cometeu um erro(quer dizer, ele acertou em xeio...). Mas enfim, já que 'Zizu' se divertiu e foi considerado o melhor jogador do mundial também nós podemos divertir-mo-nos com ele.

segunda-feira, julho 10, 2006

Saudade...

Um dia a maioria de nós irá se separar. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, os sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhámos. Saudades até dos momentos de lágrimas, de angustia, dos finais de semana, dos finais de ano, enfim... do companheirismo vivido.
Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. Hoje não tenho mais a certeza disso. Em breve cada um vai para seu lado, seja pelo destino ou por algum desentendimento, segue a sua vida, talvez nos continuemos a nos encontrar... quem sabe...
Podemo-nos telefonar, conversar algumas bobagens... Aí, os dias vão passar, meses, anos... até este contacto se tornar cada vez mais raro. Vamo-nos perder no tempo...
Um dia, os nossos filhos verão aquelas fotografias e perguntarão: "Quem são aquelas pessoas?" Diremos que eram nossos amigos. E isso vai doer tanto! Foram meus amigos. Foi com eles que vivi os melhores anos da minha vida! A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... Quando o nosso grupo estiver incompleto, nos reuniremos para um ultimo adeus a um amigo. E, entre lágrimas, nos abraçaremos. Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante... Por fim, cada um vai para o seu lado, para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado. E nos perderemos no tempo...
Por isso, fica aqui o pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades...
Fernando Pessoa

Uma mensagem de Cristo...

"Eu, Jesus, enviei o Meu anjo para vos testificar estas coisas referentes às Igrejas. Eu sou a vergôntea e o descendente de David, a estrela resplandecente da manhã." (Apo 22, 16)

Algumas postagens que aqui vou colocar já perteceram ao meu antigo blog que, devido a problemas técnicos, foi eliminado. Por isso não se preocupem pois não tou a copiar de ninguém senão de mim próprio.

Bem-vindos!

Bem...Bons dias, boas tardes ou até boas noites a todos os que visitarem este blog.
Sintam-se em casa pois de certeza que aqui nunca se vão sentir excluidos. Boa sorte!